São Luís

Quem mora em Marabá fica um pouco afastado de tudo, não acham não? Quero dizer... Se você mora em São Paulo, Rio, ou uma porção de outros lugares, em um feriadinho na sexta-feira você corre pra praia (apesar do trânsito terrível em alguns locais) ou vai conhecer uma cidade próxima. Mas aqui, pra onde ir? A capital fica a 600 km de distância e a estrada é ruim, então se você não tiver planejado uma viagem aérea com antecedência desanima de sair...

Assim, marido e eu sempre corríamos pra São Luis, capital do Maranhão. Não que seja o mais perto que há, mas há uma ligação emocional com a ilha maranhense, marido já morou ali, gostamos da cidade, temos parentes onde podemos nos hospedar... 
E disse corríamos pois é o que acontecia antes de termos o primeiro filho, a ultima vez que havíamos ido lá eu ainda esperando o Heitor. Depois, por um tempo, não aproveitamos algumas oportunidades para ir pois marido se confessou "abusado" da cidade (eu engravido e ele cria os abusos), quando o "abuso" passou e a saudade voltou a apertar, faltaram oportunidades.

Mas aí o Ben nasceu e olha só, com apenas dois meses de idade decidimos leva-lo a São Luis! E o Heitor também que com 4 anos sequer conhecia o mar!(apesar de que eu conheci quando já tinha 10 anos)

Estávamos com um casal de amigos e a filha, eles queriam saber como era a viagem de trem, nós também nunca tínhamos ido por este meio de transporte. então... 
O trem de passageiros da Vale vai em direção à São Luis aos domingos, terças e sextas-feiras, e faz o percurso de volta às segundas e quintas-feiras e aos sábados. Passagens em mãos partimos da estação em Marabá às 08:00hs da manhã.

Como é a viagem de trem
Haja distração
(Demora...) As crianças tem certa liberdade dentro do trem, nesse dia praticamente só nós no vagão, então elas podiam até correr de uma lado a outro. Fora que as Tvs transmitem filmes o tempo inteiro, classificação livre, por isso assisti vários que eu ainda não tinha visto como Casa Monstro, Detona Ralph, Família Incrível, Pontes para Terabítia... (depois disso nunca mais tive tempo de assistir filme nenhum kkkkk). Pro Ben eu levei a cadeirinha dessas que balança, então ele dormia, acordava, mamava, olhava um pouco o movimento e dormia novamente... Não deu o mínimo de trabalho!
Só um aviso: a classe executiva é muito, muito fria, o que não é um problema pra turma la de casa, parece que todo mundo tem coro de sapo, como diz minha amiga Michelle, mas se você for do tipo que não gosta de frio, como a minha amiga Márcia, leve um lençol, sério, ela estava de calça comprida, casaco e na volta veio enrolada em uma rede que comprou lá.
Assistir filminho e esperar
Um porém da viagem é a comida, o trem tem lanchonete mas a comida é muito ruim, não quisemos nos arriscar em uma quentinha na ida então pedimos sanduíche, mas eles também não são uma boa opção, são bem gordurosos, ui... fora isso sempre passam com um carrinho vendendo refrigerantes, chocolates, balas. Por isso pra encarar a viagem de volta, passamos antes no supermercado e enchemos a bolsa de tudo que poderíamos querer comer na viagem, foi melhor. 
Chegamos em São Luis às 21:30H, eu não disse que a viagem é demorada? Pois é... mas diferente de se viajar de carro ou de ônibus, não cansa... Na estação não tem locadora, é preciso pegar um táxi, então passamos direto para o hotel, de onde depois de nos acomodarmos, ainda tivemos disposição de sair pra comer, a fome tava braba.

Onde ficar
Artistas famosos saindo do Hotel escondidos dos fãs
Eu não sou competente pra indicar hotel em São Luis porque como disse, sempre fico na casa de parentes, mas desta vez, como estávamos com amigos, ficamos no Hotel Premier e eu super indico por ser de ótimo custo benefício. Além de estar bem localizado entre a Praia da Ponta D'Areia e a Lagoa da Jansen, onde você pode ir a pé a vários restaurantes ou lanchonetes, o próprio hotel possui uma área anexa, a Villa Premier, com barzinhos, pizzaria, além de outras lojas como locadora de veículos, agência de viagens, salão de beleza, loja de conveniência... Eu pedi berço no quarto e quando cheguei estava lá, direitinho, os quartos tem Wi-Fi gratuito e TV. Além disso a arquitetura é muito bonita e a decoração interna, agradável. Tem estacionamento privativo mas por um custo adicional.O café da manhã incluso na diária. 
Em uma outra ida Marcones e eu ficamos no Praia Mar que é bem próximo à praia, já faz muito tempo, mas eu lembro que na época não tive nenhuma reclamação a respeito do lugar.

Onde comer

Ja ouvi dizer que a comida de São Luis é muito ruim. Esse foi um dos maiores absurdos que ouvi na vida. E neste ponto acho que posso opinar com maior competência, uma vez que pra marido e eu uma das principais partes do turismo é a gastronômica. Então não sei onde essa pessoa deve ter comido, mas em São Luis com-se muito bem e não acho que se paga caro por isso.
Alguns restaurantes que gosto muito em São Luis são:

Em primeiríssimo lugar o Cabana do Sol, fica em dois endereços: o mais antigo na João Damasceno (Ponta do Farol) e uma unidade inaugurada há menos tempo na Litorânea, Praia do Calhau, ambos estão sempre lotados. Mas em nenhum outro lugar encontro uma carne de sol de picanha acompanhada com creme de macaxeira e manteiga de garrafa tão boa quanto ali... E os pasteis com geleia de pimenta servidos de cortesia na entrada são um caso de amor à parte de tão bons... O preço é honesto pois as porções são muito fartas, e é possível pedir só meia porção.

Outro restaurante bom e que também serve comida nordestina na Litorânea é o Feijão de Corda, desta vez não deu pra ir por falta de tempo, mas recomendo.

No Restaurante Cheiro Verde em que o carro chefe são os frutos do mar, eu sempre ia, porém na ultima vez me decepcionei com um prato que pedi, mas pode ter sido só azar, de qualquer forma o ambiente é agradável e tem um espaço com parquinho e aquário que as crianças gostam. Recomendo o arroz de cuxá, prato típico da região.

Um bom local pra tomar um café ou suco e papear com bastante tranquilidade é o Auguri café que fica na Av. dos Holandeses, Calhau. Lá também há sanduíches diversificados e saborosos e tortas e tortilhas apetitosas. O atendimento não é dos melhores, confira sempre a conta, na minha vez eles incluíram coisas que não pedi e tiraram outras que eu havia pedido, eu precisei pedir pra consertarem duas vezes, sempre vinha errado...

Há duas pizzarias das quais gosto, uma na Litorânea, mas agora só estou me lembrando do nome da outra, a Pizzaria Internacional, fica na Av. Daniel de La Touche, Cohama, mas desta vez não fui lá, então não sei se continua sendo boa, lembro que é uma casa adaptada mas eu gostava bem do ambiente.

O que fazer e comprar

Primeiro banho de Mar...
Como não falar das praias não é? mas para tomar banho sempre a praia do Meio e a do Araçagy, a verdade é que nenhuma tem muita estrutura mas a água é limpa, uma vez que Olho D'agua e Calhau não estão com águas próprias para o banho... É nesta ultima onde fica a Avenida Litorânea, em que as pessoas caminham, pedalam e praticam esportes diversos.
Heitor cansou um pouco do sal do mar então levei ele no Clube da Caixa Econômica, onde ele se divertiu a valer pq adora uma piscina...
Se for em São Luis, tem que ir no Centro histórico, não dá pra ignorar, Aproveite para visitar ao teatro, o segundo mais antigo do Brasil, fundado por dois portugueses em 1817. Fiz uma visita guiada com meu marido quando ainda éramos recém casados, mas não esquecemos as fortes emoções (não posso contar ou talvez um dia, se meu marido permitir, mas acho que não kkkkkk) só se certifique a respeito dos dias permitidos.
E ainda tem os casarões e sobrados coloniais com suas fachadas de coloridos azulejos portugueses, marca registrada de São Luis, mas não espere encontrar tudo conservado, é uma tristeza constatar o descaso das autoridades com a história daquele lugar.
Eu não perco uma visita ao comércio para comprar ou só olhar mesmo o artesanato, a aquisição desta vez foram duas estátuas de rainhas negras, a Márcia também trouxe as delas e nossos maridos as apelidaram carinhosamente de Santas kkkkkk, (eles precisaram voltar de avião então fizemos eles carregarem as "santas" no colo pra elas não correrem nenhum risco).
Mas se a intenção é comprar bordados, é preciso ir um pouco além: a 30 km de São Luis fica uma vila de pescadores chamada Raposa, e na rua principal, a rua das Renderias onde podemos encontrar o bilro nos mais diversos tipos de produtos: toalhinhas de bandeja, almofadas, panos de prato, puxa saco, redes, guardanapos, colchas, toalhas de mesa e mais uma infinidade...
Shopping tem dois maiores: O São Luis Shopping e o Shopping da Ilha, conhecemos este ultimo nesta viagem, ele é mais novo e completo que o outro.




Quem fez uma linda postagem sobre a cidade que traduz um sentimento que eu nunca conseguiria explicar tão bem quanto, foi a Silvia do blog Matraqueando no post: São Luis do Maranhão: a dor e a delícia de ser o que é! entre outras coisas ela escreveu:

"Eu buscava a São Luís do Bumba Meu Boi, do Tambor de Crioula, dos azulejos descascados, da arte do Nhozinho, do guaraná cor de rosa, dos cofos de palha, do arroz de cuxá e da torta de camarão. E ela está lá, exatamente como eu gostaria de encontrar."

Vale a pena clicar pra ler a postagem inteira.

Olha gente, desculpa por não ter outras imagens mais específicas para ilustrar o post, na época eu ainda não pensava em começar a blogar sobre dicas de Hotéis
/Restaurantes, é um vício que começou depois desta viagem...


Beijocas


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook

2 comentários:

  1. Opa! Diquinhas para meu fim de semana. Hei, Gê, vc não foi no Coco Bambu? Inaugurou no final de abril! É mara! Minha parada obrigatória vai ser na Zara. É a Zara mais acessível pra gente né? Garimpar uns looks de "adevogada" por lá. Tou precisada! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Então Fê. .. qdo eu fui ainda não tinha inaugurado o Coco Bambu, mas acho q vou editar o post, pq Coco é referência em qualquer canto né? Quanto à Zara eu fui sim... oooo se fui kkkkkk

    ResponderExcluir

Se gostou compartilhe com seus amigos do Facebook, G1, Pinterest, Twitter ♥♥♥.
IMPORTANTE!!!!!!! ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO: Faça o login com sua conta Google, Facebook etc...
Sempre procuro seguir de volta, então ao seguir, me avise tá?

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line
Você pode comprar Natura na minha lojinha virtual, Quer desconto Só pedir!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

receba nossas atualizações do facebook, curta nossa página clicando no botão

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Categorias

Visualizações

Arquivo