Determinados filmes eu sento pra assistir só por causa de seus atores. Por exemplo, ter Brad Pitt, Antony Hopkins, All Paccino no elenco, pra mim, é quase certeza que o filme vai ser bom, gosto deles e gosto dos filmes que eles fazem. É o que acontece com Forest Whitaker que estrela O Mordomo da Casa Branca (The Butler), um filme de 2013 que amei.
Primeiro por que como já disse aqui em outras postagens, gosto de filmes baseados em histórias reais, o que é o caso, já que este foi (livremente) inspirado na vida de Eugene Allen, um afro-americano que trabalhou na Casa Branca durante 34 anos, passando por sete presidentes americanos.
Segundo porque enquanto o filme é narrado, a gente faz uma viagem por eventos históricos da sociedade americana, o que o fez ser comparado por alguns com o Forrest Gump (outro que amo) só que com protagonista negro. Assim, estão lá acontecimentos como a morte de Kennedy, a Guerra do Vietnã, os Passageiros da Liberdade, a morte de Martin Luther King, a criação dos Panteras Negras, o Apartheid, chegando até a eleição de Barack Obama.
Na verdade toda essa história fez o filme ser muito criticado pelos comentaristas mais experientes, sob alegações de que trata-se de um emaranhado de informações e imprecisões históricas. Mas mesmo que eu seja uma leiga no assunto, a verdade é que eu não assisto este tipo de filme pra ter aula de história, só acho legal ver acontecimentos reais serem retratados na ficção, e o filme é sim muito agradável de assistir e prende a atenção da gente.
O filme conta com vários outros artistas famosos, é o caso, por exemplo de Ophah Winfrey que faz o papel de esposa de Gaines (o nome do mordomo no filme), Cuba Gooding, Jr. e Lenny Kravitz como outros mordomos na Casa Branca,
o saudoso Robin Williams como Dwight D. Eisenhower o 34º presidente dos Estados Unidos, John Cusack como Richard Nixon o 37º Presidente, Jane Fonda como primeira-dama Nancy Reagan,
e até Mariah Carey fazendo uma ponta como a mãe de Ganes, entre outros...
Advinha de quem se tratam? Fácil não é?
Vi, gostei muito e recomendo que vejam também e tirem suas próprias conclusões.
Beijocas