7 passos para melhorar a Auto-estima

Amai o próximo como a si mesmo... Mas e quando a gente não consegue amar a nós mesmos, como fica? 
E não tenho a minha auto-estima baixa (complicado né?), muito pelo contrário, mas acredito que os que a tem sofrem, a falta de amor próprio pode até levar à depressão. 
Mas será que as pessoas não se amam simplesmente por que não querem? Será que basta dizer: agora vou me amar mais e plimmmm! tá feito? Acho que não... mas penso que há atitudes práticas que todos podem tomar a fim de elevar seu amor próprio. E pode ter certeza que tudo melhora, quando você aprende a se amar, você aprende a amar melhor as outras pessoas, e elas aprendem a te amar também, é um ciclo vicioso do bem. 

Estava pensando hoje sobre certas atitudes que ajudam:
1 - Conhece-te a ti mesmo, já ouviu esta frase? Autoconhecimento é muito importante por que é assim que você descobre a diferença entre o que gosta verdadeiramente e o que só é uma onda da moda... As proximas dicas são inúteis se você não se conhece. As pessoas com baixa estima tendem a se olhar no espelho e ver apenas os defeitos, faça diferente, tente descobrir seu lado mais bonito, mesmo que figurativamente, olhe pra dentro de você e procure suas qualidades e dê valor a elas. 
Forma prática: 
Experimentação. Exemplo: Leitura! Quem lê sabe mais, aumenta seu poder de argumentação, sua criatividade, tem um leque maior de ideias e assuntos para conversar, amplia seu vocabulário... ou seja, torna-se uma pessoa interessante. Então leia de tudo: Bulas de remédio a gibis. Achou a leitura um tédio, então você já encontrou um assunto do que não gosta, pode partir para o próximo.
Atualmente estou lendo este livro e o Jogo dos Tronos, de J.J Martin
2 - Procure sempre fazer algo que a deixe feliz. Eu por exemplo, amo brincar com meus filhos, mas também amo ler! Então depois que as crianças vão dormir tenho aquele momento a sós comigo mesma em que relaxo e leio até mais tarde... Espero todos os dias ansiosamente por ele... Mas tem uma outra porção de coisas que gosto de fazer também: ir ao cinema, bater perna no shopping... Isso me leva a outro ponto:

3 - Aprender a ser auto suficiente: não dependa de outras pessoas pra viver e aproveitar oportunidades! Exemplo: Sair com amigos é maravilhoso, mas não dependa deles para fazer algo, se você gosta de caminhar, assistir a um filme, dançar... você pode fazer isso só! Há poucos dias fui pela primeira vez sozinha ao cinema, marido perguntou por que eu não chamava alguém para me acompanhar, mas foi muito divertido ir só comigo mesma, parece bobagem mas é uma forma de libertação, de bastar-se a si mesma, e vou repetir assim que possível.
E em que isso tudo influencia a auto estima? Ao fazer algo que nos faz sentir bem nos sentimos fortes para encarar desafios. Além de não condicionarmos a nossa felicidade a outras pessoas.

4 - Evite comparar-se a outras pessoas: Todo mundo tem defeitos e qualidades, você tem os seus, eu tenho os meus, temos de amar os nossos, amigos, namorados(a) ou marido/esposas, apesar de suas características que nos desagradam não é mesmo? Então por que não nos amaríamos mesmo com as nossas? É claro que devemos procurar melhorar, procurar conter nossos maus hábitos, mas não é por que fulano consegue e a gente ainda não, que isso vai ser motivo de amargura. Outra: nem sempre as escolhas de outras pessoas, mesmo as que amamos, nos fará felizes, "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é" (Caetano Veloso).

5 - Aparência física ajuda? Tenho certeza absoluta que sim! É claro que eu sei que beleza por si só não traz felicidade, mas estou falando de amar a si mesma, de se olhar no espelho e gostar da imagem refletida, isso faz um bem danado pra alma e neste caso, vestuário, maquiagem, exercícios físicos fazem toda a diferença, na verdade foram estas coisas que me influenciaram a escrever esta postagem.
Há algum tempo atras fui em uma loja e nada do que eu vestia ficava bom em mim. Eu estava precisando de roupas e tinha reservado um dinheirinho, e mesmo com uma infinidade de opções, saí com dois vestido apenas, enquanto isso, uma amiga que tava lindona ficava perfeita em toda roupa que vestia, isso me deixou triste, não por ela claro, por mim... Mas depois que eu ganhei meu segundo filho voltei a malhar, agora com pernas, bumbum e abdômen mais firmes e definidos, parece que tudo fica bom! Alguém pode até dizer, que nada! isso é psicológico! Mas muitas vezes não é justamente o nosso psicológico que precisamos mudar? Agora eu quero me mostrar para o meu marido, quero tirar muitas fotos!
Forma prática: Encontre seu ponto forte e aprenda a valoriza-lo. Pode ser a roupa (não adianta estar com a barriga lisinha e vestir uma roupa folgadona) pode ser a maquiagem. Dá uma olhada neste post que a Fernandinha fez. Depois daquela maquiagem bafo, aí sim é que vesti roupas e mais roupas e me cliquei mesmo... Isso me trouxe alegria e confiança, e esse estado de espírito gera atratividade (Significado de Atratividade no Dicionário Online de Português: s.f. Qualidade do que é atrativo ou atraente). 

6 - O bom humor é uma característica de quem tem auto-estima. Mas como estar bem humorado quando rodeado por algun(s) problema(s)? Acredito que é importante primeiro analisar as situações com objetividade, procurar não fazer um drama toda vez que a situação estiver difícil, mas também não viver a síndrome da avestruz, fingindo que os problemas não existem. 
Afinal, será que não é você que está levando muito a sério? As vezes é bom aprender a rir das situações complicadas, lembra daqueles  sufocos que a gente passa e depois vira motivo pra dar muita risada entre amigos? Quem sabe não é isso? Mas se realmente for um problemão, não deixe de procurar ajuda, divina, de amigos... Se você acha que eles já tem problemas demais lembre-se que existem muitas formas de se ajudar mutuamente. 

7 - Um defeito de muitas pessoas que tem baixo-estima é achar que todo mundo tá vendo seus defeitos e por isso está falando dela pelas costas. Este hábito enfraquece a sua confiança nas pessoas. Essa semana eu disse para uma amiga que prefiro ser decepcionada do que esperar o mal das pessoas. É uma atitude positiva que prefiro ter. 
Forma prática: Evite fofocas. Quando a gente costuma falar da vida alheia acha que todos os outros também estão fazendo isso. 
Bora deixar a vida dos outros de lado e cuidar mais da nossa!!

O que acontece quando elevamos nossa estima?
- Nos sentimos mais confiantes, seguros, otimistas, e bem com nós mesmos.
- Aprendemos a valorizar os elogios e nos sentimos a vontade com eles, e com isso aprendemos também a fazer elogios sinceros aos outros.
- Passamos a ser mais verdadeiros uma vez que aquilo que falamos e o que vivemos se harmonizam.
- Passamos a defender o nosso ponto de vista, independente do que os outros pensam, e nos sentimos bem com isso, por que não dependemos da aprovação alheia.
- Aprendemos a conservar e manter/criar boas amizades e relacionamentos saudáveis
- Nossa produtividade aumenta, seja no trabalho ou em casa... Até o sexo melhoraaaaaaaa, Experimenta!!!!!


"O segredo é não cuidar das borboletas, é cuidar do jardim para que elas venham até você" Mario Quintana, poeta brasileiro

Espero que tenham gostado. E se concordam ou discordam de algum ponto eu gostaria muito de saber a opinião de vocês, então comentem aí!

Beijocas
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Se gostou compartilhe com seus amigos do Facebook, G1, Pinterest, Twitter ♥♥♥.
IMPORTANTE!!!!!!! ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO: Faça o login com sua conta Google, Facebook etc...
Sempre procuro seguir de volta, então ao seguir, me avise tá?

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line
Você pode comprar Natura na minha lojinha virtual, Quer desconto Só pedir!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

receba nossas atualizações do facebook, curta nossa página clicando no botão

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Categorias

Visualizações

Arquivo