Museu do futebol

Chegou domingo em São Paulo e eu tinha me programado para visitar o MASP, passear pela feirinha que acontece em baixo do prédio neste dia e almoçar
lá mesmo, mas como já postei aqui, a programação não foi muito bem feita normal já que eu não contei com a manifestação e protestos que tomaram a Avenida Paulista naquele dia.
Então #partiuMuseudoFutebol para onde eu só pretendia ir no final da tarde ou talvez nem ir, mas que bom que aconteceu do jeito que foi.
Eu não gosto de Futebol, então pensava que ia ser uma chatice, mas faria um sacrifício pelo marido.... ledo engano... O Museu mexeu comigo, e enquanto estava lá dentro, tal como um insight descobri mais um pouco de mim mesma, Entranho? Pois é...
O Local é bem grande, e são várias salas interativas, logo na entrada passamos por um hall com diversos objetos relacionados à paixão do brasileiro pelo futebol, são cartazes, jogos de botão, bandeiras, chaveiros e mais uma infinidade de coisas. O pior pra quem acompanha estas minhas postagens é ausência de fotos de todos os ambientes visitados, mas por favor gente entendam que para eu curtir cada momento, eu praticamente me desligo de tudo o mais, a ponto de me lembrar de foto em poucos momentos, mais como uma obrigação do que um prazer de fato, mas quem sabe eu consigo só com palavras instigar sua curiosidade pra ter suas próprias sensações...
Daí subimos para entrar de fato no Museu momento em que o rei Pelé "nos dá as boas vindas" em um telão. Tem outra sala onde é difícil bater foto, ela é escura por causas das projeções em telas suspensas que mostram jogadores famosos em tamanho real durante algumas partidas. A sala é chamada de Anjos Barrocos por causa da iluminação especial em tons de azul para dar a ideia de que os jogadores são "santos" rsrs
Dali passamos por umas "cabines" onde podemos escolher vídeos de várias pessoas, atores, locutores de futebol e outros, narrando a jogada que mais lhe marcou e também tem várias locuções em rádio, quem é apaixonado por narração radiofônica deve pirar.
Foi ali que encontrei um historiador (do qual não recordo o nome Sorry) que é um dos coordenadores do Museu, com quem fiquei conversando um tempo enquanto o Marcones continuava assistindo o que não me interessou muito...

Em seguida podemos também "sentir" o estádio com nossas mãos, não esqueça que o Museu está localizado abaixo do estádio, então passamos por toda a estrutura de concreto, onde também há projeções de vídeo e som da torcida, dá pra imaginar o que deve ser aquilo em dia de jogo.
Pra mim a parte mais interessante começou a partir daí: através de mais de 400 fotografias é contada a história do futebol, que começa com Charles Miller no final do século XIX, em meio a isso muitas cenas do cotidiano dos brasileiros até a década de 30.
Deste entrelaçamento da nossa história onde o Futebol é mostrado como parte da cultura do paí, uma outra sala anexa reproduz um vídeo que mistura um pouco da contribuição Gilberto Freyre, Carlos Drumond de Andrade, Sérgio Buarque de Holanda, Ary Barroso, Carmem Miranda, Heitor Villa Lobos, Cândio Portinari, Mario de Andrade e outros dos quais não me recordo no momento.

Do corredor ao lado não podemos deixar de ser tocados pela apresentação dos momentos antes da fatídica derrota do Brasil para o Uruguai na Copa de 50, até eu sei disso kkkkkkkk

Apesar de eu não ter tirado nenhuma foto própria na sala seguinte, ela foi a de que mais gostei, é a sala das Copas que reúne em várias colunas vídeos com um pouco do que acontecia no Brasil e no mundo no entre copas, sendo o Brasil o único país a ter participado de todas elas.
Foi ali que tive aquele momento especial do qual falei no início da postagem, olhando uma foto de Niemayer em frente ao congresso ladeado por duas modelos, em um editorial de moda na época que eu me dei conta do quanto amo tudo isso: a moda, a arte, a arquitetura, a música, mas não ela em si mas o que de fato representam para nós e como contam a nossa história cada uma a seu jeito.
Impossível depois deste tempinho eu me recordar de tudo ali, mas sei que seguimos por uma passarela com paredes de vidro de onde podemos ver a praça Charles Miller, e chegamos à sala cheia de placas com curiosidades futebolísticas, do tipo quantos gols Pelé marcou, qual o maior público pagante em jogo no Brasil, a relação do ser humano com o esporte, fazendo qualquer objeto com forma levemente arredondada virar bola... etc e tal rsrs.
Dali também dá pra ver a arquibancada, mesmo que esteja uma chuvinha molhando o seu cabelo
Ou então você dá um tempinho pois afinal depois de tudo isso já deve estar cansado de andar, e a visita ainda nem acabou, enquanto você finge que tá fazendo pose para a foto obrigatória 

Enfim chegamos a outra sala onde há cabines em formato de bolas dentro das quais podemos assistir os temas relativos a cabine, lembro de defesas e gols, esqueci das outras (sou ótima pra descrever neah?)

No final da visita há um mini mini campinho pra gente chutar a gol que dá a velocidade do nosso chute, nem me lembro do meu pois foi uma vergonha.
Tem também a lojinha do Museu onde tem de tudo de esporte, e um barzinho também com ambientação esportiva, lógico, mas neste dia e horário tava fechado,

É isso aí gente, duvi-deo-dó que você tenha tido tempo e disposição pra ler tudo isso que eu contei, mas se leu alguma coisinha e ja conhece o local não discorde de mim na descrição de algo, ou que eu tenha esquecido qualquer coisa que você tenha achado importante, e se não visitou ainda é mais uma dica pra quando estiver em São Paulo, vale a pena. 


Museu do Futebol
Praça Charles Miller, S/N
Estádio do Pacaembu
Funciona de terça a domingo das 09h às 18h (portaria até as 17h)
Ingressos: R$6,00 inteira e Meia para Professores da Rede Pública aposentados, estudantes com carteirinha, maiores de 60 anos e aposentados, mediante comprovação.
Crianças até 07 anos e deficientes não pagam e nem Professores da Rede Pública mediante comprovação
Aos sábados o ingresso é gratuito

Beijocas
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Se gostou compartilhe com seus amigos do Facebook, G1, Pinterest, Twitter ♥♥♥.
IMPORTANTE!!!!!!! ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO: Faça o login com sua conta Google, Facebook etc...
Sempre procuro seguir de volta, então ao seguir, me avise tá?

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line
Você pode comprar Natura na minha lojinha virtual, Quer desconto Só pedir!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

receba nossas atualizações do facebook, curta nossa página clicando no botão

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Categorias

Visualizações

Arquivo