Pinacoteca do Estado de São Paulo

Gente, como eu disse no post em que mostrei pra vocês o meu roteiro de 3 dias em Sampa, a partir deste irei escrever mais detalhadamente sobre os locais visitados na capital paulista, seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos.
Sendo assim, começamos pela Pinacoteca do estado de São Paulo: 
Mas antes deixa eu mostrar pra vocês que eu tinha que subir essa ladeira se quisesse chegar no metrô da Estação brigadeiro, lá na Av. Paulista, o mais próximo do Hotel em que eu estava.
Depois a gente pega o metrô. E olha, se precisar pegar outro, primeiro a gente presta bastante atenção pra ter certeza que está indo e não voltando, pois sabe como é, casais lesados vão fazer errado, vão precisar descer pra pegar o metrô do lado correto, não tô dizendo que isto aconteceu com a gente, mas aconteceu.
E enfim chegar ao nosso destino que é a Estação da Luz. É muita emoção para uma pessoa só, gente, sério! Sério nada, é pura brincadeira...
Daí impossível não pagar de turista e começar a bater fotos sem fim pra mandar no watzapp pro grupo de amigos que naquele momento ficou trabalhando enquanto você tá ali se divertindo. Normal.
E bem em frente à Pinacoteca naquele Momento: "Alô colegas, não queria estar aqui fazendo inveja procês, mas já que é o jeito..."
Como ainda faltavam alguns minutinhos para abrir a Pinacoteca, ficamos matando vivendo o tempo passeando pelos Jardins da Praça da Luz, sem pressa nenhuma pois o local é uma delícia e o clima estava maravilhoso. 
Conseguimos até alguém pra bater foto do casal, coisa rara de ter quando viajamos só nós.
O prédio da Pinacoteca é o antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo no final do século XIX e passou por uma reforma grande no final da década de 90 com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
No primeiro andar ficam as exposições temporárias, durante a minha visita estavam sendo expostas obras de Roberto Burle Marx famoso paisagista.
(Cara de quem pegou metrô errado e agora pensa duas vezes antes de subir qualquer lance de escadas, mas era o jeito) O segundo andar é dedicado à mostra de longa duração do acervo do Museu.
O museu conta com uma sala de interpretação que é muito interessante, onde mostra-se um pouco da produção das obras, e ajuda a melhorar a qualidade do contato do público com as mesmas. Por ali temos também um pouco da experiência de como deve ser criar uma coleção, afinal, como será que se estabelecem as relações entre as obras que estão em exposição, como é feita a escolha de como as obras ficarão organizadas a fim de que sejam compreendidas pelos observadores. Afinal, será que ao visitar uma exposição você não imaginou que uma obra ficaria melhor ao lado de uma do que de outra?
Como exemplo olha a relação estabelecida por Marilá Dardot em um conjunto de imagens que associam plantas com capas de livros a partir da semelhança de suas cores, ou seja, os livros poderiam ser organizados por assunto ou por autor, mas não é o caso... 
Imagino que este pode ser mais um dos motivos pelos quais, por mais que você visite o local, nenhuma visita será igual a outra... 
A primeira obra que me tirou um "UAU" foi a pintura a óleo do Interior da Catedral de Amiens, de Jules Victor Genisson. Gente, eu não entendo nada de arte, aliás, da maior parte dos quadros que vi, como este abaixo
Não me lembro nem o nome nem o artista, mesmo assim, se a arte é subjetiva, cada um tem seus motivos para amar uma determinada obra e ponto.
Mas, por mais que eu não entenda de arte, fiquei maravilhada com o acervo de 500 obras (pinturas, esculturas, fotografias, desenhos...) da exposição intitulada Arte no Brasil - uma história na Pinacoteca de São Paulo, que trazia um panorama da arte brasileira desde o período colonial até os anos 30
Por que os motivos mais fortes que me fazem amar determinada exposição é o fato de eu ser fascinada por História, e cada uma daquelas obras de Debret, Almeida Junior, Cândido Portinari, Pedro Alexandrino ente outros, contam um pouco pra gente...
Em um dado momento, uma senhora ao meu lado comentou a respeito da luz de uma determinada obra, como ela fluía de um ponto da tela... ela se dizia apaixonada pela obra daquele artista, que a abestada aqui não se recorda o nome. E eu sinceramente no momento entendi o que ela queria dizer, e achei realmente lindo, mas estava mais entusiasmada com a tela Tropical de Anita Mafalti, não tão bonita quanto a outra que a senhora me mostrara mas que me "lembrava" claramente que ela (a tela) havia sido o motivo das críticas que Monteiro Lobato dirigira à pintora pelas quais deixou claro que não concordava com  a arte moderna proposta por Anita, o que dividiu a elite de São Paulo na época, divisão essa que culminou na Semana de Arte Moderna em 1922. A obra foi doada por Mafalti em cumprimento à Lei do Pensionato Artístico, quando esta voltou de Paris.
Pois é isso gente. Opa, não estranhem na foto que parece que eu tô usando meia em um só pé, pois era uma tornozeleira, lembram do tornozelo torcido? E eu ainda tinha que andar muito...
Descansando só um pouquinho pois ainda tinha muito para ver e fazer em Sampa. 
Próxima parada: Museu da Língua Portuguesa, mas isso é assunto para o próximo post...

Praça da Luz
Possui bicicletário e estacionamento gratuito
Terça a domingo das 10h às 18h
Bilheteria até 17h30
Valor do Ingresso: R$6,00
Estudantes com carteirinha pagam meia
Crianças até 10 anos e idosos acima de 60 não pagam
Entrada franca aos sábados
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook

2 comentários:

  1. Nossa tava pertinho de mim! Se soubesse tinha ido te encontrar pra um café! Lindaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah oxa!! Moras pertinho assim? Ainda zanzamos perdidos procurando o Mercado Municipal depois que saímos de lá, demorou pra achar rsrsrs

      Excluir

Se gostou compartilhe com seus amigos do Facebook, G1, Pinterest, Twitter ♥♥♥.
IMPORTANTE!!!!!!! ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO: Faça o login com sua conta Google, Facebook etc...
Sempre procuro seguir de volta, então ao seguir, me avise tá?

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line
Você pode comprar Natura na minha lojinha virtual, Quer desconto Só pedir!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

receba nossas atualizações do facebook, curta nossa página clicando no botão

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Categorias

Visualizações

Arquivo