Panelinha de Camarão

Oláááááá!!!

Tô aqui em uma folguinha dos estudos pra passar essa receita que devo a umas amigas desde o ano passado. Então, ainda que com atraso, está aqui a dívida PAGA coleguinhas!!!rs.
Mas vamos ao começo de tudo...
Conheci esse prato delicioso lá pelas bandas do Góias, mais precisamente em Goiás velho, a cidade que foi a primeira capital do estado do Goias e berço da poetisa Cora Coralina. E cá entre nós, vale muito a pena conhecer o centro histórico da cidade que é lindo demais com suas ruas e vielas de pedra batida, os casarões coloniais, a igrejas (lembro que fui em várias num dia só, todas lindas, lembro ainda que cada uma tinha uma finalidade específica ou um padroeiro - eram muito meigas), e os restaurantes? Um charme a parte, com seus fogões a lenha e comidas maravilhosas. Uma delas a PANELINHA.
 Na época minha irmã tinha chegado recentemente a Goiânia, mas já tinha experimentado o prato e fez questão de fazer a propaganda pra todo mundo. Acabou me levando em um outro lugar lá na capital pra experimentar outro sabor e assim foi se construindo uma relação de amor. Todas as vezes que vou ao Goias tenho que comer: pamonha, uns doces que vendem na feira da Lua, a jantinha (kkk... é como eles chamam o acompanhamento do churrasquinho que vem com um tropeiro que é muito muito muito bom ) e a PANELINHA, óbvio!
E como vcs poderão ver, é um prato fácil, rápido e sem mistério. Basta escolher os ingredientes que te agradam mais o paladar e tá valendo. #PartiuReceita

Ingredientes:
1/2 cebola picada
01 pimentão amarelo sem semente picadinho
01 tomate picado
01 maço de coentro picado
03 pimentas de cheiro picadas
01 colher de sopa de óleo vegetal
01 colher de sopa de azeite de dendê
1/2 kg de camarão fresco (usei o G)
01 potinho de requeijão cremoso
300 ml de agua ( mais ou menos um copo e meio)
sal e condimentos a gosto ( usei cominho e  02 saches de caldo de legumes)
03 xícaras de arroz cozido

Para decorar:
Tomate em rodelas, cebola fatiada, cheiro verde picado e queijo mussarela.

Preparo:
Comece por dourar a cebola no óleo, quando ela tiver translucida adicione o tomate picado, o pimentão, coentro, e o azeite de dendê. Refogue um pouquinho e acrescente os camarões, tampe a panela e deixe cozer por 5 min. Dado o tempo, coloque o requeijão cremoso, a agua e deixe ferver por mais 5min com a panela semi tampada. Por fim vc vai acrescentar o arroz que já deve está pronto e adicionar a essa mistura mexendo pra que fique tudo bem incorporado, deixando cozinhar por mais 8 minutinhos.
Montagem:
Esse prato é caracteristicamente servido em panelas de ferro. E como todas as panelas que uso aqui em casa são de aço inox, tive que comprar essa bonitinha aí pra mim.
Primeiro coloca-se uma camada do arroz, depois uma de queijo, em seguida vem com arroz de novo.Por cima colocamos mais queijo mussarela, tomate e a cebola fatiados e o cheiro verde. Tampe a  panelinha e a retorne ao fogo só pra que o queijo derreta.
Daí é só aproveitar!
Essa panelinha de camarão foi a minha sugestão de recheio pra vcs, mas com esse conceito dá pra fazer váááááárias outras possibilidades. Pra vc ter uma idéia a primeira que comi foi de carne de sol com linguiça e gueroba, já comi tbm de frango com linguiça, só de carne de sol e essa de camarão que é a queridinha. A Daiene nossa amiga, nos mandou outro dia uma foto pelo WhatsApp de uma panelinha de camarão que ela pediu pra acrescentar pequi (e me deixou salivando). Enfim,  o cuidado que vc tem que ter é ao fazer o molho ou caldinho: carnes brancas pedem molhos mais leves ( pode-se usar requeijão cremoso, leite de coco, creme de leite) e carnes vermelhas pedem molhos mais marcantes (pode-se usar molho se soja, molho inglês, temperos mais fortes). Como o prato é democrático a escolha é a seu critério.

Beijos e até!!!
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook

3 comentários:

  1. Meu deussss morri kkkkkkk que delíciaaaaaaaaaaaaaaaa! amo camarão e sou louca por dendê rsrs. Copiadooooo. Beijos linda
    www.mulhersuperfashion.com

    ResponderExcluir
  2. Sabe, não sou muito de comprar peixes, frutos do mar e afins. Consumimos mais frango e carne vermelha. Raramente faço um peixe em casa, pra falar a verdade acho q só mesmo na sexta-feira santa. Mas depois q vi essa sua paneladinha de camarão... hum... deu água na boca. Deve ficar divino, adoro comidinhas cremosas. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, muito boa receita!
    Acrescentei leite de côco também é ficou ótimo!

    ResponderExcluir

Se gostou compartilhe com seus amigos do Facebook, G1, Pinterest, Twitter ♥♥♥.
IMPORTANTE!!!!!!! ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO: Faça o login com sua conta Google, Facebook etc...
Sempre procuro seguir de volta, então ao seguir, me avise tá?

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line
Você pode comprar Natura na minha lojinha virtual, Quer desconto Só pedir!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

receba nossas atualizações do facebook, curta nossa página clicando no botão

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Categorias

Visualizações

Arquivo