Mulher Maravilha existe não é?

Dia desses eu estava no trabalho e liguei em casa pra saber se o Heitor tinha ido a aula de música e minha ajudante disse que ele não foi, por quê? Porque não quis, (e ela não tinha como obrigar...) Foram uns dias em que ele fazia birra até na hora de ir pra escola. Heitor tem 04 anos e cursa o 1º período. Mas eu tive que admitir que no dia em que ele faltou a aula pra ficar jogando video game eu chorei. Chorei lá no meu trabalho, chorei pois eu não estava em casa pra fazer ele ir de qualquer jeito, chorei por terceirizar esta importante atividade pra empregada doméstica, chorei chorei e chorei pelo velho dilema que as mulheres vivem: Como conciliar a vida profissional com a educação dos filhos?
Eu sei que desde que as mulheres foram à luta por igualdade de direitos e condições, nós também temos lutado contra a nossa natureza que é casar e cuidar da família. Note bem: Eu sou feliz por trabalhar, sempre me senti realizada pela minha independência financeira, fiquei vinte dias de férias ha algum tempo e no final já estava desesperada para voltar para o trabalho "pra descansar"... Mas ainda assim, cuidar da casa e dos filhos é um outro tipo de realização e é muito injusto que tenhamos que escolher fazer um melhor que o outro.
E ainda posso dizer que sou uma privilegiada, minha jornada é de seis horas, eu não tomo café em casa por pura preguiça de acordar cedo, como sou uma pessoa notívaga, fico acordada até altas horas e pela manhã durmo o máximo possível. Agora imagine a quantidade de mulheres que são obrigadas a sair de casa pra trabalhar antes de verem seus filhos acordados e só voltam tão tarde que eles já estão dormindo novamente...
"É que as mulheres fazem várias coisas ao mesmo tempo, e de salto alto" Mas será que isso é realmente uma virtude? Enquanto os homens se permitem ter auxiliares, secretárias, alguém para cozinhar, lavar e passar, as mulheres querem dar conta de tudo isso sozinhas, e ainda ir pro salão fazer a unha, cabelo, se depilar... não seria mais inteligente desacelerar?
Nunca esqueci a lição que o filho adolescente de uma conhecida minha lhe deu enquanto fazia sua tarefa de casa em um belo dia de sol: "mãe porque você não deixa este ritmo apressado em que você vive, sempre limpando, cozinhando, nunca te vejo relaxando, aproveitando o que a gente tem ao redor. De que adianta ter esse visual? Cadê a tranquilidade?"
E era disso que ele estava falando:
Sábio este menino!
Agora me conta aí, que mulher não gostaria de ser mil em uma? De ter valor no mercado de trabalho sem ter que abrir mão de cuidar da sua família dedicando o maior de seu amor...
Ao preparar delícias no café da manhã e estar presente para saborea-las ao lado da família
Cultivar em em seu próprio quintal as hortaliças da salada, e "das primas do galinheiro"
E fazer nós mesmas a geleia da fruta que estiver disponível...
Ser "insana" ao ponto de oferecer pra família iogurte feito em casa mesmo, suco natural refrescante, a conserva que "quando acabar o azeite é aproveitada pra fazer pasta", e o sorvete que não é do potinho que depois vai com feijão pro congelador.
Servir sempre uma comidinha especial, seja no café, no almoço, no lanche da tarde ou no jantar
Em uma mesa carinhosamente preparada para todas refeições
Não descuidando das tarefas por mais chata que sejam, sabendo aproveitar o prazer de pequenas felicidades como o "cheiro da roupa limpa no varal"
Isso tudo sem descuidar de si mesma, sem deixar a necessária vaidade de lado...

Mas não dá pra ser sempre assim...
Infelizmente na maior parte das vezes, pra conseguir alguma coisa temos que abrir mão de outra que também nos é cara...
O artigo que me inspirou a fazer este post oferecia dicas para ajudar no nosso dia-a-dia corrido:
1. Definir prioridades. O que é importante e o que é urgente?
2. Planejar. Para ser produtiva na vida, é necessário saber o que é preciso ser feito, quando deverá ser feito e de que forma.
3. Saber dizer não. Parte difícil para nós mulheres que não queremos dar o braço a torcer, mas queremos provar que somos capazes.
4. Conhecer o seu objetivo. O que você deseja enfim? O que é importante pra você, e do que não vai abrir mão? 

Nós temos que dar um jeito de enfiar em nossas cabecinhas que não podemos ter tudo. Talvez por isso, após alcançar altos postos em grandes empresas as mulheres estão reavaliando suas preferencias, abrindo mão do emprego, ficando em casa, tendo outros filhos, mas sem deixar de ser produtivas. Neste ponto achei interessante a afirmação de Jason Fried, dono de uma empresa que desenvolve aplicativos para a internet, em entrevista à revista “Época”: “(...) Nem sempre mais é melhor. Menos sempre é uma opção para melhorar sua vida. Trabalhar menos dá tempo livre para viver e trabalhar melhor (...) O verdadeiro herói está em casa, porque arranjou um jeito rápido e prático de resolver seus problemas e fazer seu trabalho”.
Infelizmente não podemos ter tudo, então vamos aprender a nos virar como o que temos. 
Então, pra finalizar vou deixar uma importante reflexão que fez uma uma certa amiga, que por sinal é a mãe do filho sábio lá do início do post: "se a vida te deu um limão faça um bolo e deixa de ser chata."


Todas as fotos aqui postadas e várias "pensamentos" são do quotidiano da Lola Diacuy, dona de casa, blogueira, fotógrafa e mãe do filho sábio.

Beijocas
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook

9 comentários:

  1. Gerliane que lindo post e creio que suas palavras servirao de "momentos para refletir" como estamos conduzindo nossas vidas. Amei! 😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucinda! Obrigada ela sua visita, e vc não sabe como fico feliz de que você tenha gostado!!
      beijocas

      Excluir
  2. Muito legal!!! Ainda não tenho filhos mas imagino como é dificil ter que dividir a vida afetiva da vida nossa de cada dia.....

    ResponderExcluir
  3. Ger,
    Como é dificil sermos essa mulher maravilha! Tanta coisa para fazermos no dia a dia! E essa cobrança que é maior por nossa parte! Temos mesmo que desacelerar de vez em quando. E curtir um cadinho mais.
    Boas dicas essas suas. E lindas imagens!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Vamos apreciar melhor nossas pequenas felicidades. Também sou vítima da síndrome da mulher maravilha. Me sinto cobrada demais, me cobro demais, acelero demais. Adorei o post, amiga! Você é luz!

    ResponderExcluir
  5. Oii Gerliane, ficou ótimo o post, a Lola realmente é demais, lindas fotos, e nós mulheres somos multi especiais, nos viramos em mil! Bjosss

    ResponderExcluir
  6. Amei! Ser mãe de 3, esposa, dona de casa, autônoma sem salário definido, e ainda ter que se cuidar e ser bonita... É muita coisa! Às vezes me sentindo culpada e penso se não estou dando pouco do meu tempo ao que mais importa...

    ResponderExcluir
  7. Essa vida de cuidar de casa, marido, filhos, trabalhos e blog... deve ser bem complicada mesmo. Eu só cuido de mim e já fico cansada. hahahahha


    Beijinhos
    Nath || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ufa ! Cansei só de ler o post. São muitas tarefas... Adorei a forma que você escreveu, exatamente como vivemos no dia-a-dia.
    Bjs

    ResponderExcluir

Se gostou compartilhe com seus amigos do Facebook, G1, Pinterest, Twitter ♥♥♥.
IMPORTANTE!!!!!!! ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO: Faça o login com sua conta Google, Facebook etc...
Sempre procuro seguir de volta, então ao seguir, me avise tá?

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line
Você pode comprar Natura na minha lojinha virtual, Quer desconto Só pedir!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

receba nossas atualizações do facebook, curta nossa página clicando no botão

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Categorias

Visualizações

Arquivo