SPFW - Te interessa?

Começou hoje e vai até o dia 07 uma nova edição da São Paulo Fashion Week. 
Blogueiras de moda famosas, modelos, estilistas estão todos lá conferindo de perto este evento de moda que se tornou o maior do Brasil e da América Latina.
Talvez isso não te interesse, afinal, quem entende aquelas roupas esquisitas que as modelos desfilam nas passarelas não é? Mas ninguém consegue ignorar porque na televisão, e em vários blogues que se abre (até este aqui!) encontra notícias sobre a tal Semana da moda em São Paulo... 
Mas se você gosta de se vestir de acordo com a moda (antes eu nunca me importei muito sobre a desculpa de: "visto o que eu gosto", mas pensando bem... quem quer sair vestido de xadrez em tons escuros quando todo mundo está florindo em tons pastéis? Já pensou nisso?) então, que tal algumas informações básicas e talvez interessantes de alguém leiga no assunto moda, mas que apesar disso (e talvez por isso mesmo) possam te fazer olhar com outros olhos para as passarelas da 5ª  maior semana de moda do mundo?

Pra começo de conversa, o empresário Paulo Borges, idealizador e responsável pelo evento no Brasil, não é estilista, não é formado em moda e nunca teve loja, ele disse que até então o mais próximo que tinha chegado de desfiles era quando na infância assistia as mulheres chegando na igreja para os casamentos rsrs, apesar disso é o responsável por mudar a indústria têxtil e de moda brasileira. 
Essa é o 38º  edição do Evento, ele acontece duas vezes ao ano, uma entre março e abril, relativa a moda primavera-verão, outra entre outubro e novembro sobre moda outono-inverno.
As peças lançadas pelas marcas nos desfiles demoram cerca de seis meses para chegarem às lojas, que é um período necessário para melhoria na produção e distribuição.

Até 2001 o evento já foi chamado de Phytoervas Fashion e também de Morumbi Fashion Brasil, ele foi ganhando mais e mais notoriedade a partir do surgimento de Top Models como Gisele Bundchen, Adriana Lima, Alessandra Ambrósio entre outras; assim como o fato de que muitas marcas brasileiras como Cavalera, TNG, Triton, Colcci, Animale e outras começaram a ter fama internacional e se tornar grandes multimarcas, o que trouxe maior prestígio ao evento. Foi nesta mesma época que foram surgindo grandes estilistas nacionais como Tufi Duek, Raia de Goeye, Carlos Miele, Francisco Costa, Ricardo Almeida, Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovith (precisei pesquisar no google para acertar o nome dele), Gloria Coelho, Ronaldo Fraga (estes quatro últimos participando desde a primeira edição até hoje) e outros que não me lembro no momento mas não menos importantes.

Assim, com o passar do tempo, o número de estilistas que participam do evento aumentou consideravelmente, assim como o público que o visita (de 300.000 para mais de 1 milhão) e também os investimentos, antes computados entre R$600.000,00 por edição, agora ultrapassam a cifra dos cinco milhões de reais (por extenso pra nem confundir).
Por tudo isso revistas famosas como Vogue, Vanity Fair, Elle entre mais de duzentos veículos de informação internacional fazem a cobertura do evento, sem contar os profissionais da cobertura nacional (entendeu porque você vai ver e ouvir muito sobre SPFW  por todo lado?)

Hoje o foco do evento não é só divulgar o trabalho dos criadores mas além disso, organizar a produção de moda nacional, alçar os desfiles ao plano internacional e fomentar novos negócios. Ela é responsável pela existência de outros diversos eventos paralelos que são voltados para as redes de grandes lojas como Riachuelo, C&A, Renner (conhecidas como fast-fashion) o que cria um público mais abrangente. .
Falando nisso, participam desta edição Donatella Versace que desfilará a coleção que fez em parceria com a Riachuelo, e Stella McCartney que irá divulgar sua coleção com a C&A.

Ah! PatBo da Patrícia Bonaldi vai desfilar pela primeira vez (terça-feira às 14:30hs).
Gisele Bündchen, já está confirmada para desfilar pela Colcci na terça (4), encerrando os desfiles do dia. 
A TNG, marca que costuma levar celebridades à passarela, encerra o evento. Na edição passada,Reynaldo Gianecchini, Giovanna Antonelli e Tainá Müller foram as estrelas do evento. No entanto, os nomes do Inverno 2015 ainda não foram divulgados.


Agora pra terminar, o que você já sabe: Ninguém usa aquelas roupas malucas das passarelas!!
Entretanto elas trazem tendências. O que isso significa? Olha estas monstagens referentes a Semanas de Modas que acabaram de acontecer internacionalmente e tente descobrir o que há em comum em cada uma das três:
A primeira é bem fácil e vou te dar logo a resposta: Franjas!!
E estas?
E aqui?

Então, percebeu? Na 2ª vemos transparência e nas ultimas Assimetria! Tendências que vão continuar em alta nas roupas que serão lançadas pelas grandes marcas e por isso copiadas pelas menores, ou seja, ninguém vai usar exatamente estas roupas desfiladas mas elas são apenas um conceito artístico, algo que norteia a criação de peças de fato de fato usáveis.

Gostaram? Beijocas
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook

15 comentários:

  1. Como não gostar desse post rico em informações e além de tudo um quê de reflexão para o universo da moda. É isso aí Gê, não é usar como elas usam na passarela, mas sim saber quais são as tendências pra aquela estação, que muitas vezes se mantém em outras.

    ResponderExcluir
  2. Olha a camisa jeans feminina aí, Gerliane.
    hahaha
    Quero mais uma.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro assistir aos desfiles, pena que os horários são péssimos para mim...rsrs... Mas adoro saber o que irão usar na próxima estação.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm Dri não sabia deste seu lado antenado com a moda rsrs
      beijocas

      Excluir
  4. Adorei o post Gê!!! Gosto muito de transparência, mas bem discretinha, o look fica romântico e sofisticado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb gosto Verícia! O sexy sem ser vulgar é tudo!!
      beijocas

      Excluir
  5. Vestidos maravilhoso amei a postagem
    Siga e curta o meu Canal:https://www.youtube.com/user/NekitaReis
    TSU: https://www.tsu.co – Nequeren

    ResponderExcluir
  6. Me interessa sim, o legal do seu post é que teve muitas informações que não vi em outros blogs, foi bom saber do surgimento, como tudo começou. Amei.

    Beijos da Bia!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  7. Amei seu post bem explicado e com bastante informação.
    Adoro assistir os desfiles e vê quais são as tendências que vai continuar na próxima estação.
    Beijos linda.
    http://mayara-morenaj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara que bom que gostou! É legal mesmo ficar antenada com a moda, sem ser escrava dela não é?
      beijocas

      Excluir
  8. Acho que é um dos poucos posts que já li sobre SPFW realmente completo e com informações relevantes! Gostei muito! :) Adoro a semana de moda de SP! E um dia ainda vou lá participar do evento

    Beijinhos
    Nath || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura Nat? que legal, fico feliz de saber que vc gostou. Também quero ir na SPFW, Vamos combinar de ir juntas então? rsrs
      beijocas

      Excluir
  9. Amei o post, morro de vontade de ir no SPFW *-*
    Fiquei sabendo q a Gisele arrasou no desfile da Colcci né? (só pra variar kkkkk)
    Depois passa lá no blog, tem post novo sobre a moda das jardineiras ;)
    Bjss!

    ResponderExcluir

Se gostou compartilhe com seus amigos do Facebook, G1, Pinterest, Twitter ♥♥♥.
IMPORTANTE!!!!!!! ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO: Faça o login com sua conta Google, Facebook etc...
Sempre procuro seguir de volta, então ao seguir, me avise tá?

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line
Você pode comprar Natura na minha lojinha virtual, Quer desconto Só pedir!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

receba nossas atualizações do facebook, curta nossa página clicando no botão

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Categorias

Visualizações

Arquivo