Coragem para mudar...



A postagem coletiva de esmaltes no Blog da Fernanda hoje me deu coragem para contar coisas sobre mim. E algumas das pessoas que tiverem coragem e disposição pra ler toda a história, no final vão pensar: "Ô coitada, quem ela pensa que é?", ou "Tadinha, será que ela também acredita em Papai Noel?" Mas sei que outras vão me incentivar, e vão ficar felizes por mim, trazendo à tona a máxima de que devemos realmente acreditar nos nossos sonhos...

Por quê tudo isso?

Por quê o tema desta semana é sobre Esmaltes e Livros. 
Os livros sempre estiveram presentes na minha vida, no início representando momentos deliciosos que me levavam a imaginar grandes aventuras em mundos imaginários. Ainda menina minha mãe me presenteou com uma coleção de histórias e infantis e lamento muito por não tê-las mais comigo, mas tenho a felicidade de lembrar que elas foram muito bem gastas... Como aqueles livros ajudaram a aumentar a felicidade da minha infância!

Depois eles se tornaram uma necessidade. Minha biblioteca está lotada destes "tijolos" , e como ainda não voltamos pra nossa casa, eles ficam espalhados pelo quarto...


O Vade Mecum compacto se tornou item indispensável dentro da bolsa.
E eis que assim o prazer da leitura foi sendo substituído por uma obrigação...

E é neste momento que devo começar a História a qual fiz referencia no início...


Eu tinha 15 anos quando comprei um Guia de Profissões. E dentre tantas a única que realmente me inspirou foi Diplomacia no Instituto Rio Branco. Os pré requisitos eram: Curso superior em qualquer área, idade inferior a 35 anos, inglês e Francês fluentes, muito conteúdo em Economia, História geral, História do Brasil, Geopolítica...
Eu sonhei, mas era uma realidade bem longe de mim. As línguas estrangeiras eram uma grande barreira a ser superada pois eu não tive o privilégio de fazer nenhum cursinho de línguas quando pequena, hoje isso é muito comum, espero que o Heitor tenha esta oportunidade desde pequenininho, mas pra mim, tendo dois irmãos, meu pai empregado numa serraria e minha mãe funcionária pública municipal, era outra história...

Então aos 19 anos entrei na Universidade de Direito e aos 20 passei no Concurso do Banco do Brasil, assim eu mesmo poderia pagar meu cursinho certo? Pois bem, me matriculei, comecei a frequentar o curso, mas a realidade era tão diferente da imaginação...

Entrei numa fase muito difícil do Banco, não foram poucas as vezes em que eu entrava 08:00hs da manhã, e saía às 10:00hs da noite... neste ritmo não consegui tempo nem pra ir fazer a ultima prova do nível básico, foi difícil até pra fazer as matérias da faculdade...

Mas pagando matéria aqui, outra ali, consegui me formar direitinho, logo depois me casei, tive que me preocupar com prova da OAB e o sonho da Diplomacia ficou guardado, eu só me me lembrava dele uma vez ao ano quando sabia a respeito da prova...

Um dia disse que não seria tarde pra recomeçar, fui no Cursinho de inglês, comecei a ler as leituras obrigatórias. 
Mas, em seguida me mudei pra Belém, lembro que eu chorava todo dia pois apesar de ter sido transferida a pedido, minha nova função no Banco me fazia muito infeliz. Graças a Deus que pouco mais de um mês depois eu fui chamada em um concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e minha vida mudou da água pro vinho. 
 Na verdade, a princípio eu passei a ganhar menos que no Banco, mas meu local de trabalho era tão diferente... E não demorou muito pra que com um plano de cargos e salários que havia sido recém aprovado meu salário aumentasse... Eu fui muito feliz em Belém!!! E rodeada por esta felicidade meu sonho se encolheu mais uma vez.
Afinal eu já estava na área jurídica, convivia diariamente com as matérias inerentes aos concursos de Juiz, Promotor, Procurador etc... Não seria muito mais fácil eu seguir em frente?

Neste meio tempo Heitor nasceu e logo que ele ficou mais independente eu tive que criar vergonha na cara e voltar a estudar pra valer, é desta fase os concursos em Vitória, Rio Branco, Belo Horizonte, pois concurso a gente não faz pra passar mas até passar...

No entanto eu me questionava todos os dias se eu estava feliz, se era aquilo que eu queria pra minha vida, se valeria a pena tanto esforço!! E no fundo eu sabia que não...

Este ano mais uma vez eu vi o edital do concurso do IRB ser publicado, não há mais idade limite de 35 anos mas os desafios continuam os mesmos: Francês já não é matéria eliminatória mas se tornou língua classificatória junto com o espanhol, o que não torna nada mais fácil. E eu continuo não sendo nada fluente em inglês...

Mas meu marido que me cobrava a aprovação nos concursos jurídicos e que  me conhece bem, percebendo minha angústia me incentivou a correr atras do meu sonho... E eu abandonei os livros lá de cima... 
Troquei por estes:   

Recém chegado, ainda nem abri! Uma análise da formação sócio cultural da sociedade brasileira...

Aborda aspectos da História da Cultura brasileira

Entrei no Inglês! E nem precisou ser do início, o professor fez um teste comigo e já entrei em uma turma de mais de 01 ano de formação (Séries americanas também são cultura!). Semana que vem começo o francês.


A caminhada não vai ser fácil, eu sei... Estou começando e estou bem longe... Mas eu nunca tive tanta certeza do concurso que eu quero, afinal demorei mais de 15 anos pra decidir...

Vou ter que estudar muito, muito, muito e mais um pouco. Já descobri que meu maior obstáculo não vão ser as línguas estrangeiras como eu pensava, mas Economia! Não sei como vou fazer pra aprender esta bendita matéria. Mas se Deus me permitir, daqui há uns anos eu vou poder contar esta vitória a algumas de vocês.


Por isso o Verde da esperança...

Beijocas!!




Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook

23 comentários:

  1. Estou torcendo por vc. Tenho 47 anos e resolvi agora ir atras do meu sonho.
    bj grande

    ResponderExcluir
  2. Oi Gerliane! Nunca desistir dos nossos sonhos é o que nos move, o que nos empurra para frente. Que Deus te abençoe nos teus estudos e na tua vida familiar. Estou torcendo por ti.
    Lindo o esmalte!
    Faz sim um clube do livro, você vai ver o quanto é gratificante emaravilhoso. Se precisar de ajuda é só falar.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  3. gostei da cor, não consegui ler todo o post pq to com meu caçula no colo, depois venho com calma ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post,e desejo que você consiga o que tanto almeja!
    Boa sorte e um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi ,
    Legal saber um pouco de sua vida de sua história de vencedora,parabéns! Corro atrás dos meus.
    Linda cor do esmalte e tudo a ver com sua vida!!

    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Sucesso, viu? Com determinação, vc consegue chegar onde deseja.

    bjm

    ResponderExcluir
  7. Lindo o ver esperança combinando com a sua história de garra e determinação. Estou aqui torcendo por você junto com a Diacuy.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Que história interessante. Eu fiz Universidade Pública me formei em curso da área da saúde que eu detestei. Uns anos depois de formada vi o edital de um concurso público na área da educação, prestei e passei (na primeira vez que tentei), não é minha área de interesse mas, já é alguma coisa, pretendo continuar prestando outros (agora peguei gosto pela coisa) até encontrar algo que realmente goste. Afinal de contas temos que correr atrás de nossos sonhos. Adorei seu esmalte. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu invejo pessoas com determinação, pois eu desisto quando tenho um grande obstáculo, como se fosse uma onda grande no mar. Por isso vou te dizer o que digo para minha filha: FOCO. Com foco, o caminho fica mais linear e mais fácil. Nunca me faltou tanto foco como agora, sabia? Por isso, eu te desejo foco, saúde e bom humor nesta empreitada! Beijoooo

    ResponderExcluir
  10. Vai em frente, não se abata!
    Bon Courage et allez vous!

    Grous Bisous!

    ResponderExcluir
  11. Menina, vá tentando sempre, até conseguir o que quer.
    Tem vezes que não dá, a gente nada, nada e morre na praia, como diz o ditado ...
    Mas desistir não!
    Quem sabe, num belo momento estaremos lá onde lutamos tanto para chegar!!!!!
    Fico na torcida.
    Sorte, muita sorte para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Com certeza vc vai alcançar seus sonhos, eles não ficarão apenas no papel.
    Achei super legal vc entrar no curso de inglês com 1 ano avançado, sinal que gosta do idioma e se esforçou.
    O esmalte com o anelar com glitter deu um ar charmoso em suas unhas!
    Muito sucesso!!
    Bjss
    www.totalmentecorderosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu espero que todos os seus sonhos se tornem realidade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Que esmalte lindoooooooooooo!!!
    Aprender é sempre bom não é???
    Li esses dias: "O importante não e saber e sim nunca perder a capacidade de aprender!!!"
    Empenho, empenho, empenho é o que desejo a você!!

    bjusssssssss

    ResponderExcluir
  15. Quem vive sem sonhos!!!?
    Não podemos é desistir de sonhar....
    Bj bonita

    ResponderExcluir
  16. Eu nem sou muito de comentar (fato) mas depois de ler tua postagem eu precisava.
    Eu acho que quando voce quer uma coisa de forma ardente o universo todo conspira a seu favor...
    E fico feliz de ver tanta determinacao...
    Vou ficar torcendo pra tal da economia entrar nos seus neuronios....
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Sabe, é mesmo assim... sonhar e correr atrás para realizar. persistência querida, os frutos virão à seu tempo... boa sorte na caminhada : )

    Beijocas

    www.vidabonita.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, querida
    Tudo é possível naquele que nos fortalece...
    Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
    Bjs festivos de paz

    ResponderExcluir
  19. Que história linda de garra e coragem.
    Estou torcendo muito para que voce conquiste seus sonhos!!!
    Esperança sempre.
    Beijos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  20. Boa sorte na sua caminhada!! Lindo o esmalte!!

    ResponderExcluir
  21. Boa sorte menina Vitorosa!!
    Muita serenidade, pois Coragem para mudar já tens!
    bjs
    http://interessesmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Você mora em Marabá????!!! Conheço sua cidade!!! Morei 18 meses em Carajás e fui aí algumas vezes, principalmente quando viajava para Minas por causa do aeroporto!! Lembro de um lugar que almoçávamos que tinha um filhote maravilhoso, outro dia lembramos de lá, mas não consigo recordar o nome do restaurante.

    Beijos e uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  23. Amiga de longas datas... sua determinação sempre foi motivo de admiração pra mim e minha família. Até hoje papai cita como exemplo o seu crescimento profissional lá em casa, jogando "na cara" nos mais lentos. E agora sei que não será diferente. Você tem uma garra que não se acha fácil por aí, e é motivo de alegria saber que irás em busca do teu sonho. Ainda vamos nos surpreender com as coisas que vc vai alcançar. Te amo, viu? Um beijo!

    ResponderExcluir

Se gostou compartilhe com seus amigos do Facebook, G1, Pinterest, Twitter ♥♥♥.
IMPORTANTE!!!!!!! ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO: Faça o login com sua conta Google, Facebook etc...
Sempre procuro seguir de volta, então ao seguir, me avise tá?

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line
Você pode comprar Natura na minha lojinha virtual, Quer desconto Só pedir!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

receba nossas atualizações do facebook, curta nossa página clicando no botão

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Categorias

Visualizações

Arquivo