Caponata, the best Antepasto de Berinjela - Tem receita!

Há receitas nos blogs que são recorrentes. Esta com berinjela por exemplo, a primeira vez que vi foi aqui no Quitandoca, a Glau por sua vez, indicou a receita do Rainhas do Lar
Eu que nunca tive costume de comer berinjela (minha mãe nunca fez lá em casa) achava o ingrediente muito limitado pois só via fazer de duas formas: frita ou refogada, do primeiro modo eu acho super sem graça, do segundo acho bem ruim mesmo. Isto só até ter a curiosidade de pedir como entradinha em um restaurante. Gostei tanto, mas tanto, que nunca perco a oportunidade de saborear esta iguaria.
Daí há tempos queria provar as receitas encontradas nos blogs citados acima. As fotos abaixo são uma mistura das vezes que fiz esta receita...


Não é difícil, mas dá um trabalhinho e demora um pouco pois você precisa cortar toda a berinjela e coloca-la em um escorredor de macarrão com bastante sal, e esperar cerca de duas horas, é assim que ela cozinha.
As meninas indicam cortar em tiras finas. Da primeira vez esqueci disso e piquei tudo, na segunda cortei em tiras pequenas e na terceira em tiras bem compridas, esta ultima forma não gostei muito pois dá mais trabalho pra comer, então indico cortar em tirinhas mas não usar todo o comprimento da berinjela ok? Os demais ingredientes você corta em tiras também

A berinjela libera esta água escura, por isso é bom usar o escorredor


Como diz a Glau, você coloca os ingredientes que quiser... Da primeira vez eu não coloquei muita coisa, pois minha geladeira estava desprevenida kkk, mas mesmo assim ficou muito bom. 
Na imagem acima você vê: cheiro verde, cebola roxa, azeitonas, pimentão verde e vermelho, alho. 
Da segunda vez eu acrescentei pimentão amarelo (mas estava sem o verde), e uva passa. Da terceira vez, usei tudo que já tinha usado das primeiras vezes e ainda acrescentei azeitona preta, e alcaparra. Agora tô pensando em colocar alho-poró na próxima que fizer... 
Além disso tem os temperos, sugestões: Folha de louro (usei só na terceira vez), orégano, pimenta calabresa, alecrim, pimenta de cheiro, cheiro verde...

Daí refoguei bem a cebola e o alho no azeite, depois coloquei os pimentões, e os temperos, refogaram mais um pouco e coloquei vinho branco e deixei evaporar todinho (nos outros blogs disseram que pode usar vinagre branco no lugar do vinho se quiser mas ainda não experimentei)... Por fim coloquei os demais ingredientes. Acertei o sal, desliguei o fogo.

Cheiro bom...
...Voltei pra berinjela, ela deve ser bem lavada, pra tirar todo o sal, daí a gente espreme bastante apertando com as mãos e mistura aos demais ingredientes, acerta o tempero e voilá. 

Depois que esfriou coloquei no vidro e cobri com azeite, a Faby disse que esta receita dura muitos dias se você guarda-la na geladeira e nunca se esquecer de deixar sempre azeite por cima, lá em casa na primeira vez fiz só com uma berinjela e durou até o dia seguinte apenas, comíamos com pão enquanto esperávamos o almoço, uma deliciosa caldeirada de bacalhau cuja receita também vou postar aqui daqui  há pouco.
Estava testando a câmera do tablet, que é bem ruim perceberam? Mas nos sites que indiquei acima, tem fotos legais e outras receitas com berinjela...

Da segunda vez que fiz acrescentei mais uma berinjela só que durou menos tempo ainda, todo mundo queria provar...
Já na terceira vez fiz com três berinjelas bem grandes usei este vidrão de biscoitos, está durando algumas horas...

Pra ajudar você segue abaixo mais ou menos as quantidades que usei na ultima vez

3 berinjelas grandes descascadas e cortadas em fatias bem finas. 
1 cebolas em tiras (eu prefiro a roxa mas fiz com a branca também e fica legal)
500 ml de Azeite (pois usa bastante na hora que coloca no vidro)
6 dentes de alho grande picados
1 xícara de Vinagre ou vinho branco
1/2 Pimentão de cada cor.
Óregano a gosto

Opcionais pra colocar quanto quiser:
Sal
Alecrim
Alcaparras
Azeitonas pretas picadas
Azeitonas verdes picadas
Uvas passas brancas e pretas sem semente
Folha de louro
Pimenta de cheiro sem semente
Pimenta calabresa


Ah, detalhe: depois que vi tantos comentários elogiosos a este antepasto nos blogs citados, me decepcionei um pouco quando provei minha receita pela primeira vez e não achei ela assim essas coca-cola toda, pensei que eu tivesse errado a mão em algum lugar, pois achei azedinha demais para o meu gosto...
Mas das vezes seguintes eu usei a uva passa e ela trouxe o doce que eu queria entende? Daí a uva se tornou ingrediente indispensável pra eu fazer esta receita...
Então vamos combinar assim: se você fizer de alguma forma diferente, você me conta pra eu experimentar também? 
Me conta também as opiniões de sua família? Ela me rendeu muitos elogios viu, e continua rendendo toda vez que eu faço, em casa, na vizinhança, no trabalho...

Beijocas!
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook

3 comentários:

  1. Eu adoro esse antepasto. Mas no que eu faço aqui em casa coloco a berinjela para refogar também. Vou fazer como vc faz. E adorei essa maneira que vc faz para "cozinhar" a berinjela.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Gerliane querida,
    Amo beringela, em nosso quintal já teve beringela de 5 kg, acredita?
    A mão da mamãe é boa demais p plantas. Tudo onde ela toca fica verdinho e viçoso.
    Adoro tbm essa receita, que aprendi com a minha sogra, só que ela não refoga os outros ingredientes.Cobre com sal, deixa aquele tempo e depois de lavar bem, lava com vinagre.
    Faz sempre um monte de potes que duram meses na geladeira.
    Vou experimentar refogando tbm.
    Bjs carinhosos,
    Nena.
    www.coracaodanena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela sua colaboração na feira de missoes com o delicioso antepasto de beringela. Foi sucesso! A Edaianne comprou um potinho e vou comer com ela eh eh eh.
    Edilene

    ResponderExcluir

Se gostou compartilhe com seus amigos do Facebook, G1, Pinterest, Twitter ♥♥♥.
IMPORTANTE!!!!!!! ANTES DE ESCREVER SEU COMENTÁRIO: Faça o login com sua conta Google, Facebook etc...
Sempre procuro seguir de volta, então ao seguir, me avise tá?

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line

Gosta da Natura? Sou uma consultora on line
Você pode comprar Natura na minha lojinha virtual, Quer desconto Só pedir!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

receba nossas atualizações do facebook, curta nossa página clicando no botão

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Categorias

Visualizações

Arquivo