Hoje vou começar uma série de dicas na cidade de Palmas capital do Tocantins, local que conheci de passagem há alguns anos, mas visitei novamente no ano passado, e mais uma vez neste ultimo fim de semana, porém nunca fiz nenhum post, hoje começo a me redimir deste pecado.
Pecado pois é um erro não falar desta capital, que não é super badalada mas como trata-se de uma cidade planejada, possui locais interessantes para se conhecer, além disso, pra quem gosta de praia de água doce é ótima opção em meio ao clima seco e quente.
Saímos de carro por volta de 7:00hs da manhã pela BR 153. Por volta de 11:30hs passamos no Posto Marajó Nova Olinda que fica mais ou menos 65 km depois de Araguaína, que possui restaurante com boa estrutura, loja de conveniência e lanchonete, sendo a melhor opção para almoçar na estrada, melhor até que em Araguaína já que para se encontrar bons restaurantes é preciso entrar na cidade...
Ponte da Amizade e da Integração, Ponte Fernando Henrique Cardoso liga Palmas à Paraíso do Tocantins
Não me lembro a hora exata que chegamos a Palmas mas foi entre 15:30 e 16:30, parando com tranquilidade para almoçar, e pegando chuva, ou seja, não é uma viagem muito longa (considerando as grandes distâncias do Norte), mas a BR tem um movimento grande de caminhões.
Na primeira vez fizemos o passeio ao principal ponto turístico da cidade: A Praça dos Girassóis onde estão localizados os prédios sede dos três poderes estaduais, além de alguns monumentos como o Memorial à Coluna Prestes, obra de Niemeyer:
Local com salão de exposições, sala de vídeo e auditório
Fotos daqui
o Monumento aos 18 do Forte de Copacabana que é uma obra de arte inaugurada no 13º aniversário do Tocantins (2001) em homenagem aos 17 militares e 1 civil que em 1922 se rebelaram contra a República Velha.
O centro Geodésico - exatamente o meio do Brasil:
e o Palácio do Araguaia e seu entorno (uma obra de arte) com jardim e lago artificial com pequenas cascatas
Monumento à Súplica dos Pioneiros
Seu interior pode ser visitado em determinados dias (fomos no domingo) e as crianças amaram o passeio
Vou ficar devendo minhas fotos pois foram tiradas na câmera do Meu compadre e não deu pra baixa-las, mas assim que eu conseguir edito o post.
E pra este post não ficar muito longo, semana que vem eu continuo com mais dicas da capital Tocantinense
Não conheço Tocantins, mas pelas fotos que vc postou deve ser bem bonita mesmo. Gostei de saber que lá é o centro geodésico do Brasil, não sabia! Gerliane também é cultura! E lindas obras arquitetônicas lá!
ResponderExcluirBeijos
Adriana